segunda-feira, 7 de março de 2011

Criminalidade no Carnaval. Receita de calda de chocolate | A queimadura

          
Carnaval 2011 na Ilha de São Luís.
                  Não resisti e tive que fazer essa montagem. Quando falei de Carnaval no post anterior me lembrei das decorações nas ruas de São Luís. Ao ver aqueles grandes bonecos com as mãos para cima, a única imagem que me veio à mente foi da criminalidade na Ilha.
Meu bolo ficou pareçido com esse, só que com mais cobertura.
  Receita de calda de chocolate. A queimadura.
 
                Hoje queimei minha mão com cobertura de chocolate quente. Estava fazendo para colocar no bolo de trigo que comprei na padaria aqui perto, na verdade é de laranja, acabei de comer um peçado, não resisti, precisava de chocolate para aliviar a ardência do machucado. Por sorte, a vermelhidão já passou, coloquei aguá gelada, alternandando com compressa de gelo. 
                Minha cobertura ficou melhor do que essa aí da foto; teria bastante, se não tivesse derramado metade no chão e na minha mão. Aprendi a receita com a Ana Maria Braga, no MaisVocê, segundo a mesma, uma receita de chefe.  Deixei a receita mais ligth, usei leite desnatado e não usei margarina (esse ingrediente é o responsavél pelo brilho da cauda de chocolate). E tão simples, só juntar o leite quente ao achocolatado, ficar mexendo para o líquido não borbulhar muito e transbordar da panela, como aconteçeu com o meu. Quando a calda soltar do fundo está pronto. Se engrossar mais vira brigadeiro de colher - que não é má ideia de fazer.
              Para quê o bolo? Amanhã é dia da Mulher, se minha mãe passou aqui por casa dou um pedaço para ela.
                 Fiz uma pesquisa de Primeiros Socorros para queimadura de 1° Grau (superficial), ainda bem que coloquei logo água gélida, nem sabia que deveria fazer isso.

Dicas de Primeiros Socorros à Queimaduras de 1º Grau:
1.      Remova a fonte de calor jogando água ou abafando com pano se houver chama;
2.      Jogue água corrente fria da torneira, imediatamente, na área da queimadura, por alguns minutos - este procedimento é fundamental pois a área queimada está aquecida e continua a lesar a pele, podendo aprofundar-se, formando bolhas; quanto mais rapidamente fizer o procedimento, menos grave será a queimadura. Isso que fiz, por sorte.
3.      Retire se possível objectos que armazenem calor, como é o caso de: anéis, colares, brincos, cinto, objectos de metal ou de couro, etc;
4.      Proteja a área queimada com gaze, lenço ou pano limpo;
5.      Transporte para observação médica.
        
             Se a queimadura for do 1º grau (não apresenta bolhas) e não abrange área entre os dedos, face ou genitais e só atinge alguns poucos centímetros quadrados da pele, pode-se fazer curativo com gaze gorda. Caso contrário, procure observação de profissionais de saúde. Mais informações no link.

Um comentário:

  1. Sabe que você tem ate razão em relação aqueles bonecos gigantescos que o governo utilizou para decorar o carnaval.È até um incentivo aos marginais que ali estão para roubar,inclusive no primeiro dia de folia meu amigo teve a infelicidade de ser roubado na madre deus.rsr

    ResponderExcluir

Este é meu blog pessoal, aproveito o que acontece na minha vida, dentro e fora da Faculdade, para dar informações relevantes e levantar questionamentos, críticas... Engrosse o caldo e dê sua contribuição nos comentários.